(11) 2893-3891 | (11) 2892-8084 | (11) 98291-5171

Um raio pode matar pessoas e danificar bens

Só no Brasil são mais de 50 milhões de descargas elétricas por ano. Um simples banho pode colocar vidas em risco. Proteja-se com uma estrutura de para-raios eficiente

Orçamento Gratuito para São Paulo, Grande São Paulo e Praia Grande

Não há dispositivos ou métodos capazes de modificar os fenômenos climáticos naturais a ponto de se prevenir a ocorrência de descargas atmosféricas. As descargas atmosféricas que atingem estruturas (ou linhas elétricas e tubulações metálicas que adentram nas estruturas) ou que atingem a terra em suas proximidades são perigosas às pessoas, às próprias estruturas, seus conteúdos e instalações. Portanto, medidas e inspeções em sistemas de proteção contra descargas atmosféricas são essenciais para segurança de estruturas e pessoas.

FENÔMENOS CLIMÁTICOS

PARA-RAIOS

O sistema de Para-raios é uma proteção que envolve as estruturas criando uma blindagem contínua condutora, aterrada e de espessura adequada, que facilita o caminho da corrente de uma descarga atmosférica, garantindo sua dissipação segura.

 

A sua eficácia depende de sua correta instalação, manutenção preventiva e métodos de medição adequados.

COMO DEVE FUNCIONAR UM SISTEMA PARA-RAIOS?

O sistema de Para-raios é projetado por um Engenheiro Eletricista e direciona a descarga atmosférica [o raio] em segurança até a sua dissipação na terra. O sistema auxilia a passagem da descarga atmosférica, não atrai ou repele o raio.

VISTORIAS

Baseando-se nos parâmetros da NBR 5419 e normas complementares, identificam-se os pontos positivos e os pontos que necessitam de correção nas instalações de proteção contra descargas atmosféricas da edificação, fornecendo descritivo técnico contendo informações detalhadas do sistema.

A importância de um
de um sistema para-raios

Uma estrutura sem o sistema está sujeita a severos danos, por isso é de extrema importância ter o sistema na sua edificação com verificações e inspeções frequentes, pois ele facilita o caminho da corrente elétrica proveniente dos raios e minimiza o impacto e futuros danos na edificações e se torna um local seguro para as pessoas.

Orçamento Gratuito para São Paulo, Grande São Paulo e Praia Grande



    Norma Técnica

    NBR 5419

    A norma responsável pelas diretrizes do sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (Raios) é a NBR 5419 e o Comitê Brasileiro responsável é o de Eletricidade CB-03.

    A NBR 5419 é dividida em quadros partes:

    • Parte 1: Princípios gerais;
    • Parte 2: Gerenciamento de risco;
    • Parte 3: Danos físicos a estruturas e perigos à vida;
    • Parte 04: Sistemas elétricos e eletrônicos internos na estrutura.

    As normas são essenciais para garantir que os serviços sejam feitos em conformidade e segurança, elas oferecem os requisitos necessários para todas as etapas de vida de um sistema de Para-raios.

    A Eco Service trabalha de acordo com os requisitos descritos nas normas técnicas vigentes.

    Perguntas Frequentes

    O profissional que emite documentos relacionado ao sistema de Para-raios deve ser habilitado e capacitado a exercer essa atividade, ou seja, deve ser habilitado no devido conselho de classe e apto para exercer atividades específicas do sistema.

    Conte sempre com a ajuda e orientação de um Engenheiro(a) Eletricista registrado no CREA e com experiência na área para realizar seus serviços.

     

    Nós da Eco Service estamos há mais de 10 anos no mercado e contamos com uma equipe de profissional especializados no sistema de Para-raios, nossa engenheira e empresa possuem o devido cadastro ativo no CREA-SP.

    A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o Foro Nacional de Normalização. As Normas Brasileiras, cujo conteúdo é de responsabilidade dos Comitês Brasileiros (ABNT/CB), dos Organismos de Normalização Setorial (ABNT/NOS) e das Comissões de Estudo Especiais (ABNT/CEE), são elaboradas por Comissões de Estudo (CE), formadas pelas partes interessadas no tema objeto da normalização (ABNT, 2015).